O robô da NSK irá operar como se fosse um cão-guia de verdade.


Pessoas com deficiências visuais encontram diversos obstáculos para se locomover nas ruas das grandes cidades e a melhor opção para elas é ter um cão-guia. Mas o acesso aos cães treinados não é para todos e pensando em tornar mais acessível o sistema de locomoção, uma empresa japonesa desenvolveu um robô cão-guia.

O robô, que ainda não possui nome definido, foi desenvolvido e equipado para servir pessoas com deficiência visual como se fossem os animais de verdade. De acordo com o TechCrunch, a NSK começou a trabalhar no projeto em 2005 e o novo modelo do robô cão-guia é capaz de atingir velocidade de 3,8 quilômetros por hora.

O robô cachorro possui quatro juntas nas quatro patas, permitindo que o protótipo caminhe como se fosse um ser canino. Ele ainda é equipado com câmeras e sensores para ajudar os humanos a caminharem tranquilamente e sem riscos. E segundo o Plastic Pals, o robô foi equipado com sistema de reconhecimento de voz, permitindo que ele seja facilmente comandado, GPS e mapas.

São os planos da NSK comercializar o protótipo em 2020 e até lá irá trabalhar para aprimorar os recursos e sensores do robô cão-guia.

Um vídeo produzido pela empresa mostra o robô cão-guia em ação e pode ser conferido no YouTube pelo atalho youtu.be/n5jckUTr-rU.

Adaptado do texto original de Fernanda Morales,
news.geek.com.br